Agita Experience

MEETUP AGITA - Programação 03/05, das 13h30 às 20h

MEETUP – um dia para encontrar jovens que desejam pré-acelerar novas ideias de negócio. Oportunidade para montar seu time e se inscrever no programa de pré-aceleração AGITA.

Atrações

  • 13h30 – Abertura Marden Magalhães – Diretor de Operações do Sebrae Minas;
  • 13h45 – Apresentação do funcionamento do MEETUP;
  • 14h – Palestra Dudu Obregon – Perestroika: Think Big, Start Small, Act Fast!;
  • 15h30 – Meetup AGITA (conexão entre os participantes);
  • 18h – Encerramento;
  • 18h30 às 20h – Praça de Alimentação – Food Trucks.

  • Palestra 14h

    Tema: Perestroika: Think Big, Start Small, Act Fast!
    Palestrante: Dudu Obregon
    Mini Bio: apaixonado por projetos/iniciativas que envolvam educação/aprendizagem, tecnologias emergentes/plataformas digitais, empreendedorismo/gestão/desenvolvimento de negócios/consultoria, tudo com um viés de impacto positivo. Ao longo dos últimos anos, o gosto pelo empreendedorismo se acentuou vertiginosamente e pôde se envolver na criação e gestão de vários negócios, como a “Perestroika” - a maior escola de atividades da América Latina, com uma metodologia baseada na experiência do aluno.

Experience Day - Programação 04/05, 14h às 20h

EXPERIENCE DAYum dia para conhecer novas pessoas e vivenciar experiências em tecnologia, games, oficina maker e desafios de empreendedorismo jovem

Atrações do Experience Day

Arena Maker - by Laboratório Aberto

SENAI - Oficina de Arduino, Oficina de iniciação para impressão 3D e palestras makers.
  • Oficina "Introdução à impressão 3D"

    Você sabe o que é a tecnologia 3D? Sua aplicabilidade?
    Quer descobrir como funciona uma impressora 3D? Então essa é a oficina certa para você!
    Horário:14h - 18h

  • Oficina "Fundamentos do arduino"

    Nesta oficina não há limites. Aprenda os conceitos básicos sobre eletrônica, programação e o ambiente arduino nesta oficina prática e divertida!
    Requisito: Traga seu próprio notebook!
    Horário:14h - 18h



  • Palestra 15h - Arena Maker

    Tema: Brinquedos maker e folclore
    Palestrante: Rafael Sol
    Mini Bio: é arte-educador, idealizador da coluna Reciclagem Divertida que circulou em jornais do Brasil afora. Trabalha com teatro de Mamulengo, é membro da comissão mineira de folclore e cria brinquedos dentro do movimento Maker.

  • Palestra 16h - Arena Maker

    Tema: Open-open innovation: o desenvolvimento de um aparelho auditivo
    Palestrante: João Gabriel Rosa
    Mini Bio: bacharel em Design e mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela UFMG. Atualmente, trabalha na Gerência de Empreendedorismo Tecnológico do sistema FIEMG, atuando na gestão da inovação em empresas e inserção de talentos na indústria.

  • Palestra 17h - Arena Make

    Tema: Como hackear a marca mais valiosa do mundo
    Palestrante: Nathan Ribeiro
    Mini Bio: fundador da empresa iHeal, empresa especializada em venda e manutenção de produtos Apple. Possui mais de 10 anos de experiência de comércio e acredita que a tecnologia é uma ferramenta crucial para criar impacto e trazer mudanças, realmente significativas, na vida das pessoas.

  • Palestra 18h - Arena Maker

    Tema: Movimento Maker: caminhos para repensar a educação
    Palestrante: Renata Leitão - Empresa Nova Atmosphera e Remake
    Mini Bio: artista plástica, pedagoga e ex-broker que, depois de 10 anos desmistificando o Mercado Financeiro, resolveu focar a carreira na Educação Mão na Massa, no intuito de transformar o mundo para melhor, através do Movimento Maker e da Aprendizagem Criativa.


Arena Games - by GaMinG

GaMinG – Playtest, realidade virtual, games analógicos, mesas redondas para construção de games, palestras sobre games.
Playtest: Coffee Uai /TDZ/Umbu/Checkpoint/Patada!/Sunland/Plug & boom/For us/Mopix/Long ha
  • Palestra 14h30 - 15h30 - Arena Games

    Tema: Empreendendo no mercado de game
    Palestrante: João Victor de Oliveira Rodrigues - Umbu Games
    Mini Bio: sou graduado em Design Gráfico e pós-graduado em Game Art e Design. Atuo há 10 anos como designer, dos quais 07 foram dedicados a projetos interativos e os últimos 05 anos dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de jogos multiplataforma. Trabalhei em empresas de tecnologia e de desenvolvedores de jogos; atualmente sou um dos sócios e co-fundador da Umbu Games, onde atuo como diretor criativo, designer, artista 2D e 3D.

  • Palestra 17h30 - 18h30 - Arena Games

    Tema: O dia a dia de uma empresa desenvolvedora de game
    Palestrante: Tiago Zaidan - TDZ Games
    Mini Bio: formado em Ciência da Computação pela PUC-Minas em 2015 e cursando pós-graduação em Gestão de Negócios no Ibmec, tem mais de 3 anos de experiência em negócios e produção de jogos. É também CEO da TDZ Games e vice-presidente da Associação Mineira de Jogos.

  • Palestra 19h00 - 20h00 - Arena Games

    Tema: Ecossistema Mineiro de Jogo
    Palestrante: Filipe Faria - GAMinG
    Mini Bio: formado em Artes Visuais com vertente em Arte Educação, ajudou na formação da Associação Mineira de Jogos e está em processo de formação como agente de aceleração pelo Seed MG.


Arena Future - by Zepelim

Zepelim – 7 palestras, mesa interativa e painel interativo.
  • Palestra 14h - Arena Future

    Tema: Futurismo e Macrotendências: Nesta palestra você conhecerá sobre futurismo, como prever o futuro, e algumas macrotendências atuais.
    Palestrante: Thaís Falabella
    Mini Bio: designer de produtos e mestranda em Design, Inovação e Sustentabilidade ambos pela UEMG. Trabalhou no SEBRAE como Agente Local de Inovação. Atualmente é responsável pela experiência do usuário na PUC Minas Virtual e integrante do O Zepelim.

  • Palestra 14h50 - Arena Future

    Tema: Empreendedorismo e Inovação em Ciências da Vida
    Palestrante: Rhaimá Costa
    Mini Bio: analista de empreendedorismo na Biominas Brasil. Especialista em Gestão, atuou em diversos segmentos de negócios, empresas nacionais e multinacional, com passagem pelos setores privado e público. Além disso, possui experiência na docência em Programas de Pós-Graduação e orientação de discentes. Envolve-se com iniciativas de educação e empreendedorismo desde 2009.

  • Palestra 15h - Arena Future

    Tema: Você e uma câmera. Vídeos: estratégia e processo: nesta palestra você conhecerá o mundo dos vídeos, que são uma forte tendência, e sobre como começar sua jornada no YouTube e Instagram
    Palestrante: Leonardo de Oliveira
    Mini Bio: designer, mestrando em Design, Inovação e Sustentabilidade (UEMG), graduado em Design Gráfico (UEMG) e Artes Visuais (UFMG). Trabalhou como Agente Local de Inovação (Sebrae), e hoje trabalha com design de serviços e produção de conteúdo sobre mídias e empreendedorismo para O Zepelim e para o canal Mimimidias.

  • Palestra 16h - Arena Future

    Tema: Somos mais fortes em rede! O Ecossistema Empreendedor: Nesta palestra você conhecerá o ecossistema empreendedor de BH, seus principais agentes, e o poder de trabalhar em rede.
    Palestrante: Fernanda Rodrigues
    Mini Bio: engenheira química, pós graduada em Engenharia de Produção. Atuou como Agente Local de Inovação no SEBRAE e hoje trabalha no projeto Hub Minas Digital e é integrante da equipe O Zepelim

  • Palestra 17h - Arena Future

    Tema: Empreendedorismo sem empresa pode? Pode! Nessa palestra você conhecerá sobre o intraempreendedorismo e as possibilidade de ser empreendedor mesmo sem ser empresário
    Palestrante: Alice Assunção
    Mini Bio: administradora, e pós graduanda em Gestão Estratégica de Processos de Negócios. Atuou como Agente Local de Inovação no SEBRAE e atualmente é gerente de operações na BS Pharma, e integrante do O Zepelim.

  • Palestra 18h - Arena Future

    Tema: Inovação no mundo real: Nesta palestra você entenderá como ocorre a inovação no mundo real, desmistificando que a inovação só pode ocorrer com base tecnológica e grande investimento, e entendendo o passo a passo para inovar.
    Palestrante:Thaís Falabella
    Mini Bio: designer de produtos e mestranda em Design, Inovação e Sustentabilidade ambos pela UEMG. Trabalhou no SEBRAE como Agente Local de Inovação. Atualmente é responsável pela experiência do usuário na PUC Minas Virtual e integrante do O Zepelim.

  • Palestra 19h - Arena Future

    Tema: Você tem uma boa ideia? E daí? Nessa palestra você entenderá como é a jornada empreendedora real e suas dificuldades
    Palestrante: Leonardo de Oliveira
    Mini Bio: designer, mestrando em Design, Inovação e Sustentabilidade (UEMG), graduado em Design Gráfico (UEMG) e Artes Visuais (UFMG). Trabalhou como Agente Local de Inovação (Sebrae), e hoje trabalha com design de serviços e produção de conteúdo sobre mídias e empreendedorismo para O Zepelim e para o canal Mimimidias.


Arena Nova Economia

Edtech, Fintech, Blockchain, Agrotech, Life Science, Economia Compartilhada, She’s Tech, Painel AGITA e Marketing Digital
  • Palestra 14h - Arena Nova Economia

    Tema: Pescando Novos Clientes no Mundo Digital. Conceito + Dicas para captação.
    Palestrante: Marcos Andrade – CEO da 8D Propagand
    Mini Bio: formado em Publicidade e Propaganda - UNIBH Motion Designer - Cifra Club - 2010 > 2013. Atualmente: 8D Propaganda desde 2013 Sócio do Hidromel Ferroada.

  • Palestra 14h40 - Arena Nova Economia

    Tema: Marketing Digital – Mídias Sociais em 2018
    Palestrante: Gutenberg – Professor e Palestrante
    Mini Bio: um professor que acredita no poder das conexões. Na conexão da sala de aula com o mercado, nas conexões entre estudantes, pesquisadores e profissionais. Trabalha para desenvolver um ambiente que favoreça a diversidade de opiniões e a construção do conhecimento. Destaca-se pelas atividades práticas ligadas ao uso da internet e das mídias sociais, aplicadas aos projetos de comunicação, marketing e vendas.

  • Palestra 15h20 - Arena Nova Economia

    Tema: Indústria 4.0 – Informação, Revolução e Transformação – As Oportunidades do Novo Mundo
    Palestrante: Jean Diniz
    Mini Bio: empreendedor, pesquisador, professor e entusiasta da tecnologia e da sustentabilidade. É co-fundador e diretor comercial da SolarView - Inteligência em gestão de energia, professor do curso de pós-graduação em Negócios de Geração Fotovoltaica da UNIFEMM, mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG (2017), Co-fundador da SRA Engenharia ambientes inteligentes

  • Palestra 16h - Arena Nova Economia

    Tema: Empreenda da cidade ao agronegócio
    Palestrante: Lucas Santiago – CEO NextAgro
    Mini Bio: engenheiro de produção pela UFMG, Publicitário pela Uni-BH e Técnico em Administração pelo Sebrae-MG. Iniciei minha carreira trabalhando com planejamento de comunicação e marketing, onde aprendi a entender diferentes públicos e seus comportamentos de consumo. Posteriormente, trabalhei em startups como SambaTech e Denox. Nesta última, eu já trabalhava com desenvolvimento de produtos. Já iniciei e fechei alguns projetos, falhei em alguns e em outros decidi sair. Minha última empresa, a nextAgro, foi semi-finalista do FIEMGLab e foi a primeira empresa a ser investida pelo BMG UpTech, em janeiro de 2017.

  • Palestra 16h40 - Arena Nova Economia

    Tema: Blockchain e Criptomedas – como Empreender na Web
    Palestrante: Ícaro Harry – Swapy Network
    Mini Bio: desenvolvedor de software e entusiasta do Blockchain. Trabalha com Tecnologia Ethereum na empresa Swapy Network

  • Palestra 17h20 - Arena Nova Economia

    Tema: She’s Tech – Mulheres e Tecnologia: Afinal, qual é o desafio?
    Palestrante: Gisele Ribeiro Ramos
    Mini Bio: formou-se em Design Gráfico em 2004, mas logo entendeu que a sua vocação seria utilizar o olhar estratégico e transversal do design para apoiar a modelagem de negócios diferenciados e inovadores. Buscou formações complementares em Design Estratégico, Gestão de Serviços e Inovação guiada pelo design, especializou-se em Gestão de Marcas pela PUC Minas (2013) e apresentou dissertação sobre o papel do designer nas redes de inovação pela UFMG, em 2017. Com mais de 10 anos de experiência como consultora, atua como agente de inovação do programa Difusão Minas Digital da SEDECTES e coordena o programa Inova Bem Betim, cujo objetivo é desenvolver e fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no município.

    Tema: She’s Tech – Empreendedorismo feminino em tecnologia e a importância das comunidades
    Palestrante: Luana Freitas
    Mini Bio: psicóloga de formação e empreendedora de coração. Formou na UFMG, passou pelo Movimento Empresa Júnior e foi professora de Orientação de Carreira com o professor doutor, Rochel Lago. É organizadora do TEDxUFMG e TEDxSavassi. Embaixadora da Florescer, empresa de desenvolvimento feminino, foi Community Manager do Programa de Aceleração, FIEMG Lab. Participa de várias comunidades, entre elas a She'sTech e o Women Techmakers da Google.

  • Palestra 18h10 - Arena Nova Economia

    Tema: Fintech – O hoje e o amanhã das Fintechs no Brasil
    Palestrante: Leonardo Conegudes – Co-Fundador da Smarttbot
    Mini Bio: doutorando em Ciência da Computação na UFMG. Professor de Computação no CEFET-MG. Co-fundador da SmarttBot, fintech mineira, que negocia hoje mais de R$ 2 bilhões por dia na bolsa de valores, através de seus robôs investidores. Desenvolve robôs para o mercado brasileiro desde 2008, com publicações na área de Algorithmic Trading em congressos dos EUA, Europa e Ásia.

  • Palestra 18h50 - Arena Nova Economia

    Tema: Painel Raja Valley: O que são Startups Sementes e como crescer no mercado?
    Palestrantes: Pedro Henrique e Lucas Quaresma
    Descrição: É possível empreender na tecnologia com poucos recursos? Como é criar uma startup? Quais são os maiores desafios? Estas perguntas e outras serão respondidas pelos empreendedores Pedro Henrique, co-fundador da Obrazul e Lucas, co-fundador da AZ Permutas

  • Palestra 19h30 - Arena Nova Economia

    Tema: Economia Compartilhada: Tendências e Desafios" Case da Allugator
    Palestrante: Cadu Guerra Lemos | CEO da Allugator (Startup de Economia Compartilhada)
    Mini Bio: sonhador, apaixonado por riscos e averso ao convencional, não me contentei com a ideia de fazer uma faculdade tradicional ou um concurso público, pelo simples fato de ter sido conquistado por um propósito gigantesco. Executivo de Marketing e um gestor fissurado por soluções, sempre em busca de pessoas fora da curva. Hoje, mais que qualquer coisa, um empreendedor que acorda todo dia para dar mais um passo em direção ao sonho de mudar a maneira como as pessoas consomem no planeta, com a ajuda de colegas incríveis dos quais sou fã de carteirinha


Arena Raja Valley

Exposição de startups que estão sendo aceleradas.


    Feira de Startups

  • FINA:A FINA é uma plataforma de soluções financeiras que fornecedores precisam para crescer o negócio, receber o valor das vendas a prazo a qualquer momento, sempre que precisar.


  • OBRA AZUL: Plataforma online de conexão entre clientes e lojistas do setor de Construção Civil, com buscador de melhores ofertas.


  • VELBRAX AGRO: Startup de base tecnológica provedora de informações estratégicas para o agronegócio através do desenvolvimento e uso da tecnologia aérea das ARPS’s (AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS) conhecidos popularmente como VANTs ou DRONES.


  • TAGPLUS: Sistema de gestão para micro e pequenos negócios com soluções ideais para a alavancagem das empresas. A TagPlus oferece ferramentas que auxiliam em todo processo de vendas, desde o cadastro de clientes e produtos até a emissão de nota fiscal eletrônica, transformando a automação comercial e gestão, em inteligência de negócio.


  • LEWAGON: Le Wagon é uma escola de programação voltada a startups, pessoas criativas e empreendedores em tecnologia. Tem em seu programa, um Bootcamp de 9 semanas para quem deseja se tornar um desenvolvedor Full Stack, pensado para iniciantes e "semi-iniciantes" que querem mergulhar em programação, e, sobretudo, mudar a mente.


  • EASY HOUSES: é uma plataforma online de aluguel de quartos. Conectamos pessoas a uma experiência única de moradia compartilhada, oferecendo ferramentas que trazem mais segurança e facilidade.

  • Espaço de Conexão – ambiente relax, totó, ping pong e piscina de bolinha.
    Arena Gourmet – área dos food trucks, mesas e som.


Arena Fundação Telefonica

Jogo Se Vira: Dinâmica e divertida, a oficina é uma forma de estar mais perto dos jovens, em seus territórios, sensibilizando e favorecendo às atitudes empreendedoras. Em um formato horizontal, todo o conteúdo da oficina é construído em conjunto com os jovens, então, prepare-se: nenhuma oficina será igual a outra!

Duração:100 Minutos

    Agenda da Oficina
  • Introdução ao Pense Grande
  • Preparação para o jogo “Se Vira”
  • Aplicação do jogo
  • Roda de conversa
  • Entrega do Guia de Bolso

    Horários
  • Jogo Se Vira – 14h
  • Jogo Se Vira – 16h
  • Jogo Se Vira – 8h

Sala de Oficina – duas oficinas serão realizadas.


  • 14h às 17h - Oficina

    Tema: Ideias em Práticas
    Palestrante: Caroline Nobre – Raja Valley
    Mini Bio: sou graduado em Design Gráfico e pós-graduado em Game Art e Design. Atuo há 10 anos como designer, dos quais 07 foram dedicados a projetos interativos e os últimos 05 anos dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de jogos multiplataforma. Trabalhei em empresas de tecnologia e de desenvolvedores de jogos; atualmente sou um dos sócios e co-fundador da Umbu Games, onde atuo como diretor criativo, designer, artista 2D e 3D.

  • 17h as 20h - Oficina

    Tema: Projetos de Impacto Positivo
    Palestrante: Rafael Gregório – Sebrae
    Mini Bio:designer gráfico, especialista em Gestão Estratégica da Informação. “Formado com 26 anos, me dediquei durante um ano às leituras técnicas e conceituais do design. E aos 27 anos iniciei o curso de Gestão Estratégica da Informação na UFMG. Gestão da Informação, o que eu fui arrumar?! É, foi nessa dúvida e coragem que me arrisquei para o novo. E nas pesquisas em que busca a relação entre Design Gráfico e Gestão da Informação conheci o Design da Informação, área do Design responsável pela adequação da informação em meios analógicos e digitais

Programação AGITA Challenge – 04/05 e 05/05

Desafio da Allugator: 60 jovens

04/05, das 19h às 22h e 05/05, das 9h às 17h


Desafio de uma organização real para os jovens resolverem

O AGITA Challenge é um Desafio de Negócios para jovens. Em 12 horas de evento, os participantes devem propor soluções inovadoras e criativas para problemas vivenciados por uma organização real, que posteriormente poderão ser implementadas. Os participantes têm a chance de conhecer os bastidores da gestão da empresa, seu mercado-alvo, competidores, produtos e serviços, cultura organizacional e desafios estratégicos. Trata-se de uma proposta dinâmica e vivencial, que contempla:



  • Trabalho em equipe
  • Liderança
  • Análise de modelo de negócios
  • Diagnóstico organizacional
  • Matriz de priorização
  • Brainstorming
  • Análise estratégica
  • Plano de ação
  • Pitch

Rafael Tunes

Author Rafael Tunes

More posts by Rafael Tunes

Leave a Reply