Fiat Chrysler e Sebrae e o desafio para startups sobre carro conectado

O Programa Nexos lança, em parceria com a Fiat Chrysler Automóveis (FCA), o desafio sobre carro concetado! A startup selecionada, ao final do programa, receberá até R$ 100 mil para agitar o projeto de pesquisa e desenvolvimento. Além do investimento, a startup receberá mentorias especializadas.

Como utilizar o carro como plataforma móvel para criar soluções – o desafio

O desafio busca soluções a partir do entendimento do automóvel como uma plataforma móvel.

“A indústria automotiva está no curso de uma revolução que permitirá ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis”

Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para América Latina.

Guiadas pelas oportunidades da conectividade, as startups interessadas poderão propor projetos para novos usos das tecnologias já existentes no automóvel, como central de multimídia e câmeras, ou que envolvam novos significados aos dados capturados pelos sensores do carro. Outra inspiração é o acesso às oportunidades que as cidades podem oferecem a partir de novos serviços e negócios. “A parceria com startups é uma forma de impulsionar inovações que vão ajudar as pessoas a resolverem suas atividades cotidianas de maneira fluída. O carro conectado é o ponto de partida de novas soluções que vão viabilizar relevantes transformações na jornada do consumidor”, completa Kamei.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até 17 de novembro pelo site do programa (clique aqui). O Programa Nexos é fruto da parceria entre o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Quem pode participar

Para se inscrever, as empresas interessadas devem ser um pequeno negócio inovador formalizado (com CNPJ), legalmente estabelecido em território nacional, limitado ao faturamento anual máximo de R$4,8 milhões de reais e alinhado às áreas de interesse desta chamada. Os critérios de seleção são competência tecnológica para atender ao desafio; aderência às áreas de interesse do desafio; potencial de mercado; maturidade da solução.

inscrição Programa Nexos

Quem é a  FCA
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é um grupo possui 14 marcas, incluindo Fiat, Jeep, RAM e Mopar. No Brasil, a FCA possui três plantas produtivas: o Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE) e a fábrica de motores em Campo Largo, Paraná.

fonte: Agência Sebrae de Notícias

Rafael Tunes

Author Rafael Tunes

More posts by Rafael Tunes

Leave a Reply