Primer, o app que ensina em 5 minutos negócios e marketing digital

 

Que a Google é uma empresa de mil e uma utilidades nós já sabemos. Entretanto, nos escapa às vezes, algumas soluções criativas e simples que ainda não viralizaram mundo a fora. É o caso do excelente Google Primer. Se você não baixou ainda este app, chegou a hora. Para quem tem interesse direto em gestão e marketing digital, o app é bastante funcional para instrução básica sobre temas relacionados às duas áreas.

 

O Google Primer consegue descomplicar temas de negócios e marketing digital para empreendedores e interessados em geral. Por meio de um app, o usuário consegue fazer uma trilha de conhecimentos e dicas, além de testar seu entendimento sobre os temas. A estratégia pedagógica do app não é nova, entretanto é muito bem executada. O Google Primer utiliza-se de lições em cinco minutos, e logo depois um teste. Esta estratégia de aprendizagem assemelha-se ao chunking.

no chunking [1] [2] estimula-se a aprendizagem em blocos, apelando para a memória de curto de prazo. Logo após exposição de conteúdo há uma rápida consolidação deste conhecimento por meio de teste, quizz ou perguntas chave (no caso, o app abre o tema com três perguntas chave, como o desafio a ser alcançado).

 

Os temas de negócios e marketing digital são tratados em blocos de conhecimento. Os blocos são feitos de cards digitais com texto. Uma sequência de cards, acrescido de um teste formam uma lição. O usuário consegue compartilhar as lições e gerenciar os conteúdos que já realizou. Um grande mérito da solução é o de poder aplicar uma “pedagogia digital” e operacionalizar o chunking de forma tão contamporânea, levando em conta o comportamento do usuário.

Google Primer – sensemaking de negócios e marketing digital

 

A equipe de desenvolvimento google foi muito hábil nas soluções de navegação. Parecem ter adotado os princípios das leis da simplicidade no aplicativo (o livro foi escrito por John Maeda, e inspirou discípulos no design). Fácil de navegar e compreender, o visual é bastante limpo. Uma demonstração de UX muito impactante, pois estamos falando de cards digitais com texto apenas! Já o conteúdo é tratado de forma a simplificar temas que nem sempre precisam ser complexos. Esta é uma “doutrina” que se encontra no sensemaking, que objetiva a construção de sentido. E se faz sentido já é um bom caminho para aprendizado, aplicação e expansão do conhecimento.

 

Conhecimento em gestão, empreendedores e startups

 

Os empreendedores e gestores de MPEs executam uma busca constante por conhecimento em gestão, como pude constatar em pesquisa que realizei.  Esta busca objetiva a sobrevivência no mercado e construção de desempenhos superiores. Neste cenário o uso do Google Primer por times que estão em pré-aceleração ou aceleração de startups é fundamental. O uso deixaria os membros dos times na mesma página quanto aos temas e termos em negócios e marketing digital. Outra vantagem para as futuras startups é que muitas das tarefas para lançar o negócio demandam ações de marketing digital.

 

Referências

http://yourprimer.com.br/

http://thepeakperformancecenter.com/educational-learning/thinking/chunking/chunking-as-a-learning-strategy/

https://www.forbes.com/sites/quora/2017/11/08/what-makes-chunking-such-an-effective-way-to-learn/#b1cfbde60a90

http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/viewPDFInterstitial/3514/pdf_319