A Startup Genome acaba de lançar seu relatório global sobre o ecossistema de startups e apresenta muitas novidades. O estudo traz dados interessantes sobre o perfil dos novos fundadores (founders), a rivalidade leste e oeste (EUA e China), além dos tipos de statup que estão alcançando tração e relevância no mercado. Logo este é o trabalho mais completo que se tem notícia, quando o assunto é ecossistema de startups.

O estudo destacou 12 setores e subsetores com proeminência das startups que são, Artificial Intelligence, Blockchain, Advanced Manufacturing & Robotics, Agtech & New Food, Fintech, Health and Life Sciences, Cybersecurity, Cleantech, Edtech, Gaming, Adtech e Consumer Electronics. O Brasil é citado no estudo, com o caso de Piracicaba que apresenta forte conexão das instituições locais. As conexões entre instituições remete ao modelo de inovação de hélice tripla (Etzkowitz), que diz da importância de governo, universidades e empresas estabelecerem vínculo para geração de um ecossistema forte.

Mapa da Inovação

Além do relatório, a Startup Genome mantém o Mapa da Inovação. É um mapa interativo que apresenta locais que estão liderando a inovação mundial.

Startup Genome, Escola do Sebrae e AGITA

O estudo sobre ecossistemas de startup ao redor do mundo guarda uma interessante relação com a Escola do Sebrae, grande impulsionadora do AGITA. O estudo global tem na diretoria de pesquisa, Arnóbio Morelix, ex-aluno da Escola do Sebrae. Arnóbio foi premiado pelo “oscar do empreendedorismo” durante o Global Entrepreneurship Congress (GEC 2019), em Bahrain (leia mais aqui).

Sobre a Startup Genome

Startup Genome atua para aumentar a taxa de sucesso de startups. Além das startups, a instituição também foca  no desempenho dos ecossistemas de startup, em todo o mundo. A pesquisa é resultado de um esforço colaborativo com centenas de organizações públicas e privadas em mais de 30 países. Assim, a instituição realizou a maior pesquisa primária do mundo sobre startups, com +10.000 fundadores participando a cada ano. Desta forma, a Startup Genome conseguiu desenvolver modelos rigorosos que são considerados a nova ciência da avaliação do ecossistema de startups.

 

Conheça e baixe o relatório

 

https://startupgenome.com/reports/global-startup-ecosystem-report-2018

Rafael Tunes

Author Rafael Tunes

More posts by Rafael Tunes

Leave a Reply