O AGITA Experience trouxe atividades e experiências intensas para as centenas de jovens que passaram pelo evento. Foram mais de 40 palestras, além de oficinas, workshops e experiências em games e novas tecnologias. Os jovens tiveram contato com grandes nomes do mercado e puderam se atualizar em temas diversos relacionados ao empreendedorismo e à inovação. Confira a cobertura do evento pelo portal SIMI, clicando aqui. 

1º dia – Meetup AGITA!

No primeiro dia do evento, o público pôde conferir a palestra de Dudu Obregon, da Perestroika, e participar de um grande Meetup, que conectou mais de 500 jovens interessados em falar sobre inovação e pensar novas ideias de negócios. Veja a cobertura pela TV EFG!  

2º dia – Experience Day!

No segundo dia, os jovens conferiram de perto as novidades e tendências no mundo da tecnologia e inovação. A Arena Maker, do Laboratório Aberto Senai, promoveu a conexão entre o público na oficina de arduíno e na oficina de introdução à impressão 3D, além de talks de temáticas maker. Para a analista de tecnologia do SENAI, Priscila Ferreira, as oficinas maker, com o conceito “faça você mesmo”, proporcionam aos jovens o desenvolvimento de novas habilidades.

“A tecnologia muda o tempo todo, então para eles são muitas novidades. A oportunidade de ter contato com novas tecnologias, com a fabricação digital e com esse conceito ‘mão na massa’, traz um tipo de inteligência diferente, cognitiva e manual, além de estimular o desenvolvimento da autonomia. Para o jovem que quer empreender, entender essas novas possibilidades é crucial para se desenvolver dentro do mercado” – Priscila Ferreira, analista de tecnologia do SENAI.

Na Arena Games, da GaMinG, os jovens tiveram acesso a games digitais e analógicos, jogos de realidade virtual e aumentada. Na Arena Future, do Zepelim, o público pôde conferir palestras sobre futurismo e macrotendências, intraempreendedorismo, inovação no mundo real e o ecossistema empreendedor. Também foram realizadas oficinas de mapa de empatia, mapa mental, canvas, canvas da inovação e persona.

Agita Experience - 2° dia

Conceitos como Fintech, Agrotech, Blockchain, She’s Tech, Indústria 4.0, Economia Compartilhada e Economia Digital, entre outros, foram os temas das palestras da Arena Nova Economia. E para quem queria conhecer de perto cases de sucesso de startups, na Arena Raja Valley foi realizada uma mostra com seis startups que estão sendo pré-aceleradas.

Diversão também não faltou no espaço de conexão, com mesas de totó, ping-pong e piscina de bolinhas, e na arena Fundação Telefônica, em que, num jogo dinâmico e divertido, os jovens tiveram que resolver desafios do cotidiano, estimulando o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e o trabalho em equipe.

“O AGITA Experience foi idealizado para fomentar nos jovens o interesse, a curiosidade e o envolvimento com temas relacionados à inovação e tecnologia. A iniciativa está inserida na trilha de sensibilização do programa de pré-aceleração AGITA e estimula o engajamento desses jovens com o programa. O resultado foi excelente, recebemos mais de 500 jovens nos três dias de evento, vindos de vários municípios, escolas parceiras do Sistema, Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, Cidade dos Meninos e escolas técnicas. Foram três dias de muitas experiências e conexão” – Liann Santos, analista de inovação da Escola do Sebrae.

3º dia – AGITA Challenge!

E para fechar os três dias de evento, tivemos o AGITA Challenge! Em 12 horas de desafio, os participantes, em equipes, tiveram que propor soluções inovadoras e criativas para problemas vivenciados por uma organização real, a startup Allugator. 

Allugator é um marketplace que permite a qualquer pessoa alugar o que quiser ou ganhar dinheiro alugando as suas coisas. Com apenas dois anos de idade, a plataforma já conta com mais de 12 mil usuários cadastrados em Belo Horizonte, tendo sido, em 2017, uma das 10 empresas indicadas pela ABStartups para o prêmio de Startup do ano, do Startup Awards.

As equipes foram desafiadas a propor soluções de comercialização e marketing (aumento do número de transações, faturamento e recorrência), e soluções de logística e armazenamento (armazenar produtos com inteligência e otimizar a logística de entrega). Ao final, as equipes se apresentaram para uma banca, que avaliou as estratégias desenvolvidas por cada time.

“Temos enorme reconhecimento pela Escola do Sebrae, que proporciona aos alunos o contato com o empreendedorismo ainda no ensino médio. Os meninos tiveram que lidar com dois cases de uma empresa real, então é uma experiência muito positiva. Pelo pouco tempo, foi um trabalho de muita qualidade, recebemos soluções bem detalhadas, que pretendemos levar adiante e possivelmente desenvolver”, destacou o CEO da Allugator, Cadu Guerra.

AGITA Challenge - Desafio de negócios Allugator